terça-feira, 11 de maio de 2010
Brasília: do projeto à realidade
A discussão a respeito do tema “Brasília” não é recente, especialmente quando se trata de arquitetura. A cidade, que ficou famosa pela sua repentina criação, foi o painel escolhido pelos arquitetos brutalistas para explorarem essa estética moderna.
Apesar de passados 50 anos, ainda há muito sobre o que se discutir em Brasília. A reflexão atual, no entanto, está mais voltada à resolução de problemas que surgiram durante o desenvolvimento da cidade. Eles, muitas vezes, não estavam previstos no projeto inicial e agora são definidores da dinâmica da cidade. O blog http://www.arqbrasilia.blogspot.com/ se propõe a discutir essas e outras questões sobre a capital. Os colaboradores, estudantes de arquitetura, estão a par de muitas questões por vivenciarem diariamente a realidade do que um dia foi o projeto de Lúcio Costa.
Camilla C. Maia
terça-feira, 4 de maio de 2010
Um exemplo de casa, o futuro!

Veja você com os seus próprios olhos as casas do futuro.
http://www.kyuche.com/lifepod10.html
Usamos o termo nômade para designar “¹grupos humanos, tribos ou povos que não têm habitação fixa”e parasita para nos referir á “²um animal ou vegetal que vive á custa de outro”. Neste caso as casas no qual iremos tratar se deslocam, literalmente, como nômades. O termo parasita é usado por que esse estilo de casa pode viver encima de outra como se fosse realmente um parasita, pois essas residências/escritórios/lojas (pois podem ser usadas para diversas funções) não precisam necessariamente ser compradas por “novos visinhos” e sim, por parentes mesmo. Não só postas no papel, as casas nômades são executadas. Práticas, flexíveis, viáveis, inteligentes, essa nova maneira de viver está sendo proposta por vários arquitetos, entre eles esta Kyu Che. Arquiteto / design, mora em San Francisco, onde tem recebido reconhecimento internacional por seus projetos, que variam de interiores de alta qualidade para projetos de arte experimental, desenvolveu o chamado LIFEPOD.
As HOUSE LIFEPOD são casas portáteis, orgânicas, construídas com a mais alta tecnologia empregada em aviões e automóveis, que podem ser levadas para onde você quiser.
Imitando os mamíferos terrestres, o sistema estrutural é um quadrúpede fuselagem (o corpo principal e mais resistente do avião).
Isto permite-fundação- "apoios" que podem ajustar-se aos contornos da paisagem natural. A casa se ajusta à terra. A terra não precisa ser desfigurada para a casa.
Exemplos de locais onde a LIFEPOD pode se instalar.
¹ Bueno Silveira,Dicionário Escolar.
² Bueno Silveira, Dicionário Escolar.
Assinar:
Comentários (Atom)