
O Urbanismo
Utopias e realidades - uma antologia
Utopias e realidades - uma antologia
Françoise Choay
No livro O Urbanismo, utopias e realidades- uma antologia, o autor, Françoise Choay, afirma que a revolução industrial proporcionou um crescimento demográfico significativo, fator relevante para a industrialização dos países. Esse processo foi iniciado na Grã-Bretanha, seguido da França e Alemanha. A nova ordem das cidades era caracterizada pela racionalização das vias de comunicação e de tráfego, criação de novos órgãos e suburbanização. A análise da cidade, no século XIX, assume dois aspectos: um descritivo, que observa fatos isoladamente e os separa de modo quantitativo, com o objetivo de entender o fenômeno da urbanização por uma perspectiva de causas e efeitos. O outro, analítico, com a reflexão política pelo qual Engels fundou a sociologia urbana, ou seja, o estudo da organização e do funcionamento estrutural das cidades, vital para a compreensão e o desenvolvimento social daqueles que ali habitam.
Excelente para curiosidades arquitetônicas de todas as aréas e tipos.
ResponderExcluirAlessandra e João
O urbanismo é assunto que eu particularmente acho muito interessante, o (re)planejamento das cidades possui um papel importantíssimo no funcionamento da vida urbana, influenciando cada cidadão em infinitos momentos.
ResponderExcluirDiana Miranda
Estudar o urbanismo nos amplia a visão e nos faz ser mais compreensíveis com problemas enfrentados por nos mesmos nas grandes cidades. Lembrando que procurar ao longo de nossa vida profissional não só criticar ou comentar mas também solucionar os problemas é que faz a diferença. Fernanda F.
ResponderExcluir